WEBMAIL
Política de Uso Aceitável
Bem-vindo ao Correio Eletrônico da UFJF.

O Correio Eletrônico da UFJF (Correio-UFJF) foi criado para ajudá-lo em suas comunicações internas e/ou externas à Universidade.

Ao usar o Correio-UFJF você concorda com os Termos do Serviço abaixo, o qual regulará e organizará o uso correto desta ferramenta. Os termos podem ser modificados periodicamente pela UFJF sem aviso prévio.

NOTA: O Webmail-UFJF é um conjunto de softwares livres interligados que produzem o produto esperado, a saber, o envio e recebimento de mensagens. Tais softwares foram desenvolvidos por uma comunidade internacional de programadores que mantêm os programas atualizados. A UFJF não participa dessa comunidade internacional, não altera nem adiciona recursos de correção e/ou atualização nos programas. Apenas faz uso de uma ferramenta disponibilizada internacionalmente por essa comunidade. Desse modo, seu uso implica em aceitar os recursos que os programas disponibilizam. A ausência de mais recursos, o mau funcionamento e comportamentos inesperados de quaisquer funcionalidades do Webmail serão corrigidos por novas versões disponibilizadas pela comunidade desenvolvedora e não pela UFJF.

1. Termos do Serviço

O Correio-UFJF oferece uma grande variedade de recursos. Qualquer novo recurso que venha aprimorar o serviço disponível estará automaticamente sujeito aos termos do serviço.

O uso de qualquer recurso computacional da UFJF estará sujeito às leis Federais, Estaduais, Municipais, às regulamentações da UFJF e às normas para uso da Internet recomendadas pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, normas da RNP e leis Internacionais e sua violação estará sujeita apuração mediante a instauração do processo administrativo ou disciplinar competente.

Sempre que julgar necessário para a preservação da integridade dos recursos computacionais da UFJF, dos serviços fornecidos aos usuários ou dos dados, a UFJF poderá suspender temporariamente ou definitivamente qualquer conta, seja ou não o responsável pela conta suspeito de alguma violação.

A UFJF reserva-se o direito de tomar medidas restritivas para assegurar o bom funcionamento do serviço, da rede e da boa imagem da Universidade.

Para cada usuário será disponibilizado um espaço em disco no servidor para armazenamento de suas mensagens e anexos. Este espaço será definido de acordo com as limitações de hardware e o usuário ficará responsável por manter cópias de segurança de suas mensagens.

2. Descrição das Contas

Considera-se usuário todo aquele que possuir uma conta de e-mail cadastrada nos sistemas de correio eletrônico disponível dentro da Universidade.

Os endereços eletrônicos serão padronizados da seguinte forma:

Endereços Institucionais: são todos os endereços vinculados à estrutura organizacional da UFJF com a função primária de estabelecer a comunicação entre os órgãos e setores da UFJF. Os endereços serão criados pelo CGCO, através de requisição no SIGA. Os titulares desses emails deverão obrigatoriamente possuir um email pessoal na UFJF. Estes emails não poderão ser redirecionados para contas pessoais, pois pertencem à Unidade ou Setor e não ao servidor. A formação do nome do email seguirá o padrão de nomes estabelecidos pelo CGCO.

Os e-mails institucionais poderão ter a seguinte assinatura:

Nome:
Cargo ou Título
Universidade Federal de Juiz de Fora
Nome da Unidade (quando couber)
Nome do setor/departamento
E-mail identificador.órgao@ufjf.edu.br
Telefone +55-32-3229-ramal

Endereços Pessoais: endereços destinados aos professores e Técnicos Administrativos da UFJF.

Estes emails serão criados através do SIGA. Ao criar o email, o titular deverá optar por um nome dentre os vários sugeridos pelo sistema. Não serão criados outros nomes além dos sugeridos. Após escolhido o nome, este não poderá trocado. Cada servidor terá apenas um email pessoal. Estes emails poderão ser redirecionados para outros emails, conforme escolha do titular.

O usuário poderá acessar o Correio-UFJF de qualquer ponto da Internet em que possua um navegador (Internet Explorer, Netscape, Mozilla, etc) que suporte “frames”, “SSL” e “javascript”.

3. Responsabilidades dos Usuários

O usuário é o único responsável pelo conteúdo dos e-mails que vier a receber, transmitir ou retransmitir.

A cada usuário será atribuída uma identificação e uma senha de segurança, passando o mesmo a ser integralmente responsável por manter sua confidencialidade, bem como por todas as atividades que ocorram sob sua senha e/ou identificação, não podendo ainda compartilhar sua senha com outras pessoas.

É responsabilidade do usuário verificar freqüentemente sua respectiva caixa postal bem como gerenciar o espaço disponibilizado no servidor mantendo-o livre para recebimento de novos e-mails.

É de responsabilidade do usuário manter cópia (backup) dos seus e-mails que julgar importantes.

O usuário deverá pré-avaliar e assumir todos os riscos resultantes da utilização de qualquer conteúdo recebido, inclusive por confiar na sua veracidade ou por achar o mesmo completo ou útil.

É de total responsabilidade do usuário os danos causados no computador ou na rede da UFJF decorrentes de obtenção de material através de download ou outra forma.

Os usuários devem relatar imediatamente à sua administração local quaisquer evidências de tentativa de violação das normas em vigor, não podendo acobertar, esconder ou ajudar a esconder violações de terceiros.

4. Responsabilidades da UFJF

O serviço é fornecido ao usuário na forma em que está disponível e não oferece outras facilidades além das estabelecidas nestes termos de serviço.

A UFJF NÃO pode garantir que:

- O uso indevido do programa traga os resultados esperados.
NOTA: A utilização do webmail como mala direta para envio de mensagens a múltiplos usuários pode ser interceptada pelos filtros anti-spams do programa. Assim sendo, as mensagens podem não ser enviadas. Essa mesma interpretação também pode ser aplicada pelo webmail do destinatário, descartando as mensagens. Isso não caracteriza falha do programa, mas apenas indica o correto funcionamento para o qual foi projetado.
- O serviço seja prestado de forma ininterrupta, segura ou livre de erros.
- O resultado obtido pelo uso do serviço será exato ou confiável.
- A qualidade de qualquer produto, serviço, informações ou outro material adquirido ou obtido pelo Usuário através do serviço atenderá às expectativas.
- Sejam sanados todos os problemas que venha a ocorrer.
- Alguma mensagem apagada seja recuperada.

A UFJF não responderá por qualquer transação, decisões de investimentos, perdas e danos de qualquer natureza decorrentes de erro na transmissão de qualquer tipo de conteúdo.

Qualquer aviso ao usuário será feito através do próprio Correio-UFJF. O serviço poderá, também, fornecer avisos sobre modificações nos termos do serviço.

A UFJF reserva-se o direito de enviar mensagens informativas dos eventos e compromissos para todos os e-mails cadastrados.

A UFJF poderá preservar o conteúdo de e-mails dos usuários se assim determinar a Lei ou a Justiça, e de boa fé, acreditar que a preservação ou a revelação seja necessária para:

- Cumprir com algum procedimento legal.
- Fazer cumprir os termos do serviço.
- Para responder reclamações de que tal conteúdo viole direitos de terceiros.
- Sejam sanados todos os problemas que venha a ocorrer.
- Para proteger direitos, propriedades, interesses ou manter a segurança da UFJF, dos usuários e do público em geral.

5. Restrições de Uso

É vedado ao usuário utilizar o serviço de Correio-UFJF para:

- Transmitir ou divulgar material ilegal, difamatório, que viole a privacidade de terceiros, que seja ofensivo à honra, que seja vulgar, obsceno, preconceituoso, racista, abusivo, ameaçador, prejudicial, injurioso, ou de qualquer outra forma censurável.
- Violar direitos das crianças e adolescentes.
- Forjar cabeçalhos, ou de qualquer outra forma manipular identificadores, a fim de disfarçar a origem real de qualquer conteúdo transmitido.
- Assumir a "personalidade" de outra pessoa, física ou jurídica, incluindo, mas não se limitando a, representante da UFJF, líder de fórum de discussão, guia ou anfitrião, ou ainda declarar-se ou apresentar-se falsamente como membro de alguma entidade.
- Enviar mensagens não solicitadas pelo destinatário, reconhecidas como “spam”, “junk mail”, correntes de correspondência (chain letters), circulares, esquemas de pirâmides ou outros que possam prejudicar o trabalho de terceiros, causar excessivo tráfego na rede ou sobrecarregar os sistemas computacionais.
- Vigiar secretamente ou tentar utilizar quaisquer meios para ler mensagens de terceiros.
- Violar ou tentar violar os sistemas de segurança, como quebrar senhas ou tentar adivinhar identificação ou senhas de terceiros.
- Disponibilizar, divulgar, enviar, transmitir ou de qualquer outra forma, qualquer conteúdo que contenha vírus ou qualquer outro código malicioso, arquivo ou programa de computador com o propósito de interromper, destruir ou limitar a funcionalidade dos serviços de rede, de qualquer software, hardware ou equipamento de telecomunicações da UFJF e de outras instituições quaisquer.
- Disponibilizar, divulgar, enviar, transmitir, ou de qualquer outra forma, qualquer conteúdo sem que tenha o direito de fazê-lo de acordo com a lei ou por força de relação de confiança (por exemplo, como no caso de informações internas, exclusivas ou confidenciais recebidas ou divulgadas com conseqüência de relação de emprego).
- Disponibilizar, divulgar, enviar, transmitir ou de qualquer outra forma, qualquer conteúdo que viole qualquer patente, marca, segredo de negócio, direito autoral ou qualquer outro direito de terceiro.
- Praticar quaisquer atos que violem qualquer lei ou regulamento local, estadual, nacional ou internacional aplicável.
- Veicular propagandas comerciais, políticas ou religiosas.
- Usar o serviço de Correio-UFJF para fins comerciais.